Revistas de Músicas

Revista Rolling Stone

Capa Revista Rolling Stone

A edição americana da Rolling Stone foi fundada em 1967 por Jann Wenner e pelo crítico musical Ralph J. Gleason. No início de sua história, Rolling Stone era uma revista dedicada à cultura hippie, mas com o tempo foi se distanciando dos “jornais undergrounds” da época, adotando padrões jornalísticos tradicionais e evitando as políticas radicais.

Na época da criação, o fundador da Rolling Stones descreveu a revista com a frase “Rolling Stone não é só sobre música, mas sobre as coisas e atitudes que a música envolve". A revista se tornou tão popular que deu origem à música "Cover of the Rolling Stone" (capa da Rolling Stone) que se tornou sucesso de público e de crítica.

Na década de 1980 a revista mudou-se para Nova Iorque, para ficar mais perto das agências de propaganda, e muitos dizem que sua mudança de cultura começou neste ponto.

Em 2006, a Rolling Stone publicou a milésima tiragem da revista e, no mesmo ano, a revista ganhou uma edição brasileira, publicada pela Spring Comunicações. A edição nacional da revista adota o mesmo padrão da americana, abrangendo temas diversos sempre com foco na campo musical.

Ao longo de sua história, Rolling Stone alcançou o posto de maior revista de entretenimento do mundo. Dessa forma, aparecer na capa de uma edição da Rolling Stone se tornou um marco na carreira de muitos artistas.

Desde seu lançamento, a edição brasileira já teve em sua capa consagradas celebridades tais como Kurt Cobain (Nirvana), o grupo U2, Lady Gaga, Brad Pitt, Britney Spears, Amy Winehouse, Sharkira além de personalidades brasileiras como Gilberto Gil, Paulo Coelho, Fernanda Lima e Cláudia Leite.

O site da revista Rolling Stone também é muito famoso e conta as mais quentes notiícias do mundo da música e entretenimento, além de blogs, concursos musicais as edições da revista.

Revista Billboard

Billboard é uma revista semanal dos EUA fundada em 1894 com foco inicial no mercado publicitário, tornando-se especializada em informações sobre a indústria musical a partir de 1950. Sua presença no mercado musical se tornou tão importante que ficou conhecida como a bíblia da música (The Music Bible).

A Billboard mantém diversos rankings reconhecidos em todo mundo que classificam as músicas em categorias e estilos, sendo o Hot 100 com os 100 singles mais vendidos e tocados, e o Top 200 , com os álbuns mais vendidos, os mais conhecidos. Todo ano a revista também entrega o prêmio Billboard Music Awards (BMA), que premia os artistas e músicas mais populares do ano.

A versão brasileira da revista Billboard foi lançada em 2009 e inclui em seu conteúdo uma cobertura completa do noticiário musical, entrevistas exclusivas, análises de relatórios de tendências e lançamentos, além dos famosos rankings. Atualmente, a Billboard é também publicada na Turquia e na Rússia.

 

 Revistas de Arte e Cultura <<-- Revistas de Músicas -->> Revistas Científicas