Revistas de Moda

As revistas de moda são ótimas fontes de inspiração e informação para quem quer adptar as tendências de moda ao seu próprio estilo. Confira abaixo algumas das revistas de moda mais aclamadas do país e do mundo:

Revista Vogue

Capa Revista Vogue Rio

Vogue é a principal revista de moda do mundo e está presente em mais de 90 países como Estados Unidos, Japão, Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e México. Ela é publicada desde 1892 pela Condé Nast Publications, em Nova York. No Brasil, ela existe desde 1975 e é publicada pela editora Carta Editorial. À cada edição mensal, são publicadas cerca de 3 milhões de exemplares no mundo.

A ideia da Vogue surgiu de um pequeno folhetim semanal de moda e design, idealizado por Athur Baldwin Turnure e Harry McVickar, continha apenas 30 páginas e era direcionado às mulheres da elite nova-iorquina no fim do século XII. Poucos poderiam prever o sucesso e a vida longa que teria esse simples folhetim.

Vogue revolucionou o mundo da moda, popularizando-a pelo mundo. Em suas primeiras edições, a revista contou com grandes personalidades como Gertrude Vanderbilt Whitney vestindo suas próprias criações. Em 1902, pela quantidade extensa de conteúdos, a revista se tornou quinzenal.

Em 1909, a revista passou a fazer parte do grupo Condé Nast Publications, que foi o ponto de partida do império que a Vogue viria a se tornar. Em sua primeira edição, que passou a ser mensal, o conteúdo sofreu modificações, transformando a moda em “objeto de desejo” e “sonho de consumo” para as mulheres. Ela apresentava os vestidos usados pelas mulheres mais ricas e elegantes dos Estados Unidos.

O impacto da revista foi tão grande, que fez com que ela se tornasse uma das revistas de moda mais influentes do século XX. Em setembro 1916, começava a expansão da revista para outros países, com o lançamento da edição britânica. Quatro anos depois, em 1920, foi lançada a edição francesa.

Em 1960, a editoria da revista passou por algumas transformações, passando a ser chefiada por Diana Vreeland, a revista ganhou uma cara mais jovial, que trazia à tona a revolução sexual da época e a moda contemporânea (confira informações sobre a história da moda). Na década de 1970, Grace Mirabella passou a ser a editora-chefe e trouxe para revista editoriais mais elaborados.

Na década de 1980, mais precisamente em 1988, Anna Wintour assume a chefia da editoria, alterando totalmente a publicação, com a descoberta de novas caras para o mundo da moda, com novos estilistas e modelos, que viraram celebridades, instantaneamente.

Além disso, Anna Wintour, lançou: a versão online da revista em 1996; a revista Teen Vogue, em 2005, voltada para o público adolescente, com celebridades, informações e atualidades; a revista Men's Vogue destinada ao público masculino e extinta em 2009; e a Vogue Living, que trata sobre assuntos de decoração e design.

Curiosidades sobre a Revista Vogue

  • A revista Vogue é sinônimo de glamour e sofisticação, sendo uma revista abertamente elitista. Estilistas e modelos do mundo todo desejam participar de uma publicação da revista. Gisele Bundchen, Naomi Campbell, Agyness Dean, Carol Trentini, Ana Claudia Michels, Fernanda Tavares, Carol Ribeiro, Isabeli Fontana e Izabel Goulart, já foram capa da revista Vogue Brasil.

  • A revista Vogue possui outras revistas especializadas como Vogue Passarelas, Vogue Noivas, Casa Vogue, RG Vogue e Vogue Joias, que são lançadas casualmente;

  • A revista Vogue é considerada a bíblia da moda;

  • Nos Estados Unidos o filme de sucesso “O Diabo Veste Prada”, estreado em 2006, foi inspirado na editora-chefe da revista Vogue americana Anna Wintour, que é famosa por sua frieza e por controlar a revista à mão de ferro.

  • A Vogue americana vende cerca de 1,2 milhões de exemplares por mês. As principais revistas concorrentes da Vogue são  a revista Elle e a revista Harper’s Bazaar.

Revista Manequim

Capa Revista Manequim

Manequim é uma revista brasileira com publicação mensal feita pela editora Abril. Seu público alvo é composto sobretudo por pessoas envolvidas com a moda como estilistas, costureiros e estudantes de moda, mas também por pessoas, principalmente mulheres, que simplesmente gostam de produzir suas próprias roupas.

A revista Manequim serve como um manual prático para as mulheres que gostam de estar bem vestidas e bonitas, sempre dentro das tendências da moda. Manequim conta com seções sobre moda, beleza e decoração, com informações variadas, moldes para quem quer fazer suas roupas, cotações de preços em todos os modelos exibidos na revista para quem quer comprar, dicas de como e quando usar peças da moda, técnicas de artesanato e ideias para decoração da casa, além de receitas de culinária para colecionar.

A diretora de redação é a jornalista Ana Célia Aschenbach, que traz todo mês uma revista repleta de orientações para você usar a moda a seu favor, escolhendo modelos adequados ao seu corpo e a seu modo de vida, valorizando seu tipo

Entre as celebridades que já posaram como capa da revista Manequim, estão Ana Paula Arósio, Bia Seidl, Íris Stefanelli, Flávia Alessandra, Paola Oliveira, Taís Araujo, Carolina Dieckmann, entre outras.

Revista Elle

Capa Revista Elle

Elle é uma importante revista de moda feminina que teve origem na França em 1945, em um cenário pós guerra, ela surge como uma alternativa para as mulheres apaixonadas por moda, que estavam com sua auto-estima em baixa.

Hoje, Elle ela já está presente em cerca de 60 países do mundo com 42 edições diferentes. A Elle Brasil é editada pela editora Abril, sob o comando da editora Lenita Assef e a Editora de Moda Susana Barbosa. A edição conta com tiragem de 50.000 exemplares.

A revista tem publicação mensal e traz tendências nacionais e internacionais de moda, estilistas, fotógrafos, escritores e designers sofisticados ao redor do mundo. Anualmente a revista entrega prêmios relacionados a moda e estilo e cobre os mais importantes eventos de moda do mundo.

O publico alvo das leitoras Elle são mulheres com idade média entre 25 a 50 anos, das classes A e B. O público masculino só corresponde a 28% do total. O conteúdo da revista é repleto de produtos luxuosos como roupas, maquiagens, jóias e perfumes importados e nacionais de grifes famosas.

Elle já foi considerada uma das revistas de moda mais vendida do mundo, mas, com a chegada de Anna Wintour à Vogue americana, a revista passou a ocupar o segundo lugar.

O site da revista Elle também é uma ótima fonte de conteúdo sobre moda. Há possibilidade de folhear edições anteriores e atuais e ler os títulos da publicação. Além disso, há no site outras matérias, diferentes da revista e blogs atualizados diariamente. 

 

Revistas Adolescentes <<-- Revistas de Moda -->> Revistas de Saúde