Revistas de Notícias

Veja

Capa Revista Veja Obama

Veja é uma revista semanal publicada no Brasil pela editora Abril. A revista Veja foi lançada no ano de 1968 pelos jornalistas Victor Civita e Mino Carta e teve em sua primeira capa a manchete “O Grande Duelo no Mundo Comunista”. Hoje ela possui uma tiragem superior a um milhão de exemplares, sendo a revista semanal com maior circulação do país e a terceira maior do mundo, atrás de Time e Newsweek.

A revista trata de temas do cotidiano da sociedade brasileira e do mundo. Entre esses temas são encontrados assuntos ligados à política, economia, cultura, comportamento, tecnologia, ecologia e religião. Além disso, traz na maior parte de suas edições, reportagens especiais com uma postura investigativa e esclarecedora, que antecipa e explica grandes questões do Brasil e do mundo.

A maioria de seus textos são escritos por jornalistas, apesar de nem todas as seções serem assinadas. Atualmente os colunistas da Veja são Sephen Kanitz, André Petry, Lya Luft, Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi. A revista possui algumas seções fixas como cinema, literatura e música, mas também aborda temas como tecnologia, ecologia e religião. Eventualmente a revista publica edições extras com assuntos regionais como é o caso da Veja São Paulo, Veja Rio e Veja BH.

Matérias Polêmicas

Algumas matérias publicadas pela Veja merecem destaque. Uma delas foi uma entrevista exclusiva em 1992 com Pedro Collor de Mello, irmão do então presidente Fernando Collor de Mello. Pedro Collor denunciava irregularidades de desvio de dinheiro público em parceria com Paulo César Farias. Essa entrevista desencadeou denúncias e investigações que culminaram no impeachement de Fernando Collor de Mello.

Em 2005, outra reportagem da Veja teve papel relevante na eclosão de uma crise política de grandes proporções, quando divulgou a transcrição de um vídeo que flagrava o então Maurício Marinho, o então funcionário dos Correios, explicando como funcionaria um esquema de pagamentos de propina para fraudar licitações. Tal esquema envolveu o deputado Roberto Jefferson e serviu para dar início ao chamado escândalo do mensalão.

Acervo Digital Veja

Desde o final de 2008, em comemoração aos 40 anos da revista, a Veja lançou o portal gratuito Acervo Digital VEJA desenvolvido pela Digital Pages da FutureWay. No portal é possível acessar todas as edições da revista Veja para ler online, desde revistas antigas, como o primeiro exemplar de 1968, até a edição mais atual, incluindo as edições especiais.

Segundo Yen Wen Shen, diretor da revista, a intenção do Acervo Digital VEJA é democratizar o acesso à história recente do país e do mundo, e com essa iniciativa colocar a revista Veja ao lado dos maiores acervos digitais do mundo e em condição única no Brasil. 

Revista Época

Capa Revista Época

Época está entre as maiores revistas semanais publicadas no Brasil, pela Editora Globo. Segundo a ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), Época tem circulação de 420 mil exemplares, em média, por edição. A primeira publicação da revista foi lançada em 25 de maio 1998.

A revista tem seu estilo baseado na revista alemã Focus, que enfatiza o uso de imagens e gráficos na apresentação das reportagens. Os temas que recebem maior na espaço na revista são política, economia e saúde.

Alguns de seus colunistas são Christopher, Hitchens, Domenico De Masi, Fareed Zakaria, Fernando Abrucio, Gustavo Franco, Mauro Halfeld, Max Gehringer, Paulo Guedes, Ricardo Freire, Ricardo Neves, Susan Andrews, Zuenir, Ruth de Aquino entre outros.

Revista Época Digital

Época foi a primeira a primeira revista nacional a lançar um aplicativo totalmente adaptado ao iPad, iPhone e iPod Touch. Lançado em abril de 2010, o aplicativo gratuito proporciona simplicidade de uso, navegação e recursos interativos como gráficos e vídeos.

Para comprar a revista Época, é necessário ter o Itunes instalado e carregar o programa Época Digital na App Store, gratuitamente. A edição digital da revista traz vários bônus como galerias de fotografias, vídeos, que complementam o seu conteúdo.

Revista Carta Capital

Capa Revista Carta Capital

Carta Capital é uma revista de informações com publicação semanal pela editora Confiança, fundada em agosto de 1994 pelo jornalista Mino Carta. Este também fundou a revista Quatro Rodas e Jornal da Tarde.

A revista é concebida como uma alternativa às revistas similares que dominam o mercado, como Veja e Isto É. Na impossibilidade de superá-las, em termos de market share, passou a assumir uma postura de análise crítica. Dessa forma, CartaCapital procura dar uma visão diferenciada aos acontecimentos da semana.

CartaCapital é uma revista com uma proposta editorial ancorada naquilo que considera ser os três fundamentos básicos do jornalismo: fidelidade à verdade factual, espírito crítico e fiscalização do poder onde quer que ele se manifeste. Em suas edições a revista traz conteúdos sobre o país, o mundo, ideias e colunas assinadas. Além de uma matéria especial com conteúdo de The Economist, licenciado para Carta Capital.

Desde a sua origem, a revista se tornou uma das principais referências para formadores de opinião e leitura obrigatória para elite econômica e intelectual do Brasil. A revista tem recebido diversos prêmios de jornalismo e conquistado a cada dia novos leitores.

Inicialmente, a CartaCapital tinha publicação mensal, passando para quinzenal no ano de 1996, e se tornando semanal em 2001. Hoje a revista conta com uma tiragem semanal de 75 mil exemplares, em média.

A revista CartaCapital ganhou o "Prêmio Brasil de Mídia do Ano" da Associação Brasileira de Cominicação Empresarial (ABERJE) nos anos de 2001 e 2003. No mesmo ano CartaCapital foi vencedora do prêmio "Comunique-se" de imprensa na categoria "Executivo de Veículo de Comunicação".

O site da revista Carta Capital também conta com ótimo conteúdo com matérias distribuídas em editorias de política, economia, sociedade, internacional, tecnologia, cultura e saúde; além de blogs e colunas. Há também o aplicativo da revista para ipad, que traz o conteúdo da revista somado a uma série re recursos multimídia como áudios e vídeo.

Revista IstoÉ Independente

Capa Revista IstoÉ

IstoÉ Independente, mais conhecida somente como IstoÉ, é uma revista semanal de informação de interesse geral, voltada sobretudo para o público adulto, publicada pela editora Três. IstoÉ é considerada uma das três principais revistas semanais a circularem no Brasil.

Assim como a Veja e CartaCapital, a revista IstoÉ foi lançada no Brasil pelo jornalista italiano Mino Carta. Lançada no ano de 1976, a revista se consolidou como um dos veículos mais influentes no país, sendo protagonista de alguns dos fatos políticos e sociais mais importantes das últimas décadas, além de ter tido papel de destaque na redemocratização.

A revista IstoÉ ultrapassa a tiragem de 440 mil exemplares, sendo mais de 60% dessa concentrada no sudeste. Mais de 60% desses leitores têm entre 20 e 49 anos e pertencem classes sociais A e B do Brasil.

IstoÉ se caracteriza por uma linha editorial independente, não atrelada a grupos políticos ou econômicos. A revista sempre privilegia a reportagem e faz uma abordagem dos fatos procurando levar o leitor além da notícia.

Por esse e outros motivos, a IstoÉ é conhecida como a revista mais combativa do país, e ao longo desses anos vem colecionando uma sucessão de furos nas mais diversas editoriais.

No site da revista Istoé você também pode ter acesso às principais notícias do mundo atualizadas a todo momento.

Revista Caros Amigos

Caros Amigos é uma revista brasileira de informação com publicação mensal feita desde Abril de 1997 pela editora Casa Amarela, dirigida por Wagner Nabuco, que é também o diretor geral da revista.

O periódico foi fundado por um grupo de profissionais, entre eles, jornalistas, publicitários, escritores e intelectuais, liderado pelo jornalista Sérgio de Souza, que foi o editor chefe até o ano de 2008. A partir daí, a revista contou como editor Milton Severiado e depois, Hamilton Octavio de Souza.

A revista Caros Amigos costuma trazer em suas edições uma entrevista com alguma personalidade de destaque, artigos de pensadores da esquerda, reportagens investigativas, artigos com análises críticas sobre os assuntos mais comentados ensaios fotográficos, charges e ilustrações.

A revista tem uma visão crítica ao pensamento neoliberal e se posiciona no campo da esquerda. Ela publica artigos de autores de todo o espectro da esquerda brasileira e tem como característica principal o não alinhamento com partidos políticos ou governos, se contrapondo à maioria dos veículos de comunicação brasileiros.

Entre as contribuições notáveis da revista, são encontradas personalidades como o senador Eduardo Suplicy, o sociólogo Emir Sader, Frei Betto, João Pedro Stédile e até mesmo o líder cubano Fidel Castro. Nos últimos tempos, a revista tem ganhado destaque na defesa dos direitos humanos e movimentos sociais pela igualdade.

Em 2005 e 2007, Caros Amigos conquistou o prêmio de melhor reportagem de revista, com as reportagens “Por quê?”, de Marina Amaral e João de Barros, “Os trabalhos e os dias”, de Natália Viana e "Um dia de visita", de João de Barros.

O site da revista Caros Amigos também conta com um amplo conteúdo com notícias,artigos, debates com a mesma linha de conteúdo da revista.

 

História da Revista <<- Revistas de Notícias -->> Revistas Femininas

Topo