Revistas Femininas


A primeira revista feminina surgiu na Inglaterra em 1963 e recebeu o nome de Ladie's Mercury. Com um formato que mais parecia um livro, a revista trazia cartas de leitoras com problemas sentimentais, recurso que até hoje é utilizado em revistas e jornais. A primeira revista feminina brasileira foi O Espelho Diamantino em 1827 e abordava temas como: literatura, política, artes e moda.

A história das revistas femininas acompanharam a evolução das mulheres, ao longo do tempo e desempenharam um importante papel na difusão de ideais feministas, principalmente na década de 1960. Hoje, a maioria das publicações brasileiras desse segmento costumam se pautar sobre assuntos como casa, aparência e relacionamento amoroso.

Elas aumentaram o leque de expectativas e a autoestima, acompanhando a sua evolução. Embora muitas pessoas acreditem que as revistas femininas afirmam e pregam padrões de comportamento e beleza, elas romperam com o comportamento patriarcal de que a única ocupação da mulher era servir o homem e cuidar da casa.

As revistas femininas estão cada vez mais segmentadas, isto é, os periódicos femininos estão cada vez mais se direcionando para um determinado tipo de mulher, como para uma determinada classe social, idade, assuntos preferidos, mulheres solteiras, mulheres casadas, mulheres executivas, etc.

O segmento de revista femininas é o que possui a maior quantidade de títulos e publicações. Estima-se que 69 segmentos de revistas são relacionados direta ou indiretamente à mulher, como: arquitetura e decoração, astrologia e horóscopos, festas e casamentos, estética e beleza, gestantes e bebês, moda e saúde.

Saiba um poco mais sobre algumas das principais revistas femininas do país:

Revista Nova

Revista Nova Capa

Nova é uma revista feminina mensal da editora Abril e integrante da rede internacional Cosmopolitan, que publica quarenta e sete edições diferentes em vários idiomas para mais de 100 países. De acordo com a Abril, a tiragem mensal da revista atinge a marca de 40 mil exemplares por edição e é a revista feminina mais vendida do Brasil.

A primeira edição da revista foi lançada no Brasil em setembro de 1973 e revolucionou o cenário de revistas femininas da época, atendendo às expectativas e ambições da mulheres. Logo nas primeiras edições, a revista já tratava de assuntos tabus como sexualidade, de forma natural e nunca vista em outras revistas. Ainda hoje, essa temática é bastante explorada por Nova, que tenta cada vez mais desmitificar o assunto.

Segundo a própria editora, a revista é feita especialmente para as mulheres que possuem um sonho e que deseja realizá-lo, mulheres que querem ser cada vez mais bem-sucedidas na vida profissional e em seus relacionamentos; e que querem crescer e viver com mais prazer.

O público alvo da revista são mulheres entre 20 e 35 anos das classes A, B e C. A capa da revista, na maioria das vezes, é ilustrada com uma mulher brasileira. Suas edições abordam diferentes temas e contam com seções fixas que apresentam histórias de amor, testes para as leitoras, relato de experiências sexuais das leitoras e colunas assinadas; assuntos relacionados à alimentação, estresse, atividades físicas, beleza e algumas colunas assinadas; a astrologia da leitora e do chefe, depoimentos de auto ajuda e histórias sobre algum contratempo vivido pelas leitoras.

Além de um espaço onde colunistas abordam diferentes assuntos com diferentes visões; matérias sobre moda, presentes, perfumes importados e nacionais e tendências de moda; matéria de dois ou três modelos, artistas ou algum exemplo masculino, que desperta o interesse das mulheres e um exemplo de um rosto feminino que esteja em evidência, além de notícias da redação, horóscopo mensal, endereços e o acesso à redação;

Na internet, há possibilidade de acessar outras matérias, tanto para os assinantes como para os leitores que compram as revistas avulsas, por meio de uma palavra-chave no corpo da revista. Há, também, o acesso ao Portal de Nova no Celular que mostra o conteúdo disponível na revista mês a mês. Confira o site da revista Nova e fique por dentro dentro dessas e de outras novidades.

Revista Marie Claire

Capa Revista Marie Claire

Marie Claire é uma revista mensal feminina, que surgiu em 1937 na França. A revista pertence ao grupo editor Herast e é atualmente publicada em 90 países como Estados Unidos, Itália, Japão, Holanda, Portugal, Inglaterra, Rússia e África do Sul. A revista Marie Claire vende por mês no mundo todo cerca de 3 milhões de exemplares.

No Brasil, a revista foi lançada em 1991 pela editora Globo. De acordo com dados do Canal da Imprensa, a revista Marie Claire tem circulação de aproximadamente 280 mil exemplares. Desde suas primeira publicações, a revista Marie Claire já possuía técnicas sofisticadas de diagramação, para a época.

O conteúdo da revista é voltado para o público feminino de classes A e B. Marie Claire aborda matérias sobre sexo, moda, beleza, horóscopo, filhos, mercado de trabalho e reportagens com temáticas sociais e depoimentos de leitoras. As colunas da revista são assinadas por mulheres e o slogan da Marie Claire no Brasil, “Chique é ser inteligente”, traduz bem o posicionamento da revista pela ascensão feminina.

As seções fixas de Marie Claire tratam de assuntos sobre as últimas tendências de moda, incluindo roupas e acessórios de grifes famosas nacionais e internacionais; traz reportagens sobre artes e cultura, espetáculos, programas televisivos, novidades no cinema, indicações de livros e lugares para se divertir.

Além disso, aborda matérias com assuntos relacionados à saúde e bem-estar, apontando novidades em exercícios físicos e dietas; traz matérias sobre viagens a diferentes lugares do mundo, muitas vezes, pouco conhecidos e acessíveis somente às classes sociais privilegiada e colunas que servem para dar conselhos às leitoras, por meio de crônicas.

Todo mês Marie Claire traz na capa a foto de uma celebridade feminina, internacional ou nacional, produzida especialmente para a foto da capa da revista. Já foram capas da revista, famosas como Gisele Bündchen, Sandra Bullock, Juliana Paes, Fernanda Lima, Alinne Moraes, Jennifer Garner, Eva Mendes, Jessica Biel, Beyonce, Kate Winslet e Paola Oliveira.

O bom conteúdo da revista, também se estende ao site da revista Marie Claire que conta com matérias sobre moda, beleza, celebridades, compras e comportamento, além de blogs, vídeos e horóscopo. Com a popularização das redes sociais a revista também criou um perfil no twitter chamado MarieClaireBR para se comunicar melhor com seus leitores, e divulgar as novidades de cada publicação da revista.

Revista Ana Maria

Capa Revista Ana Maria

Ana Maria é uma revista feminina com periodicidade semanal. Inicialmente a revista trazia somente receitas culinárias e era voltada para o público de donas de casa, mas com o sucesso a revista cresceu e atualmente abrange diversos assuntos do universo feminino como relacionamento, sexo, saúde, comportamento, decoração, beleza, moda, novelas, acontecimentos e fofocas do mundo das celebridades.

Além disso, traz matérias informativas e úteis, como dicas para passar em concurso público, dicas para evitar doenças, como decorar a casa sem gastar muito, e muitas outras, tudo isso com um preço bem popular. Ana Maria mantém uma linguagem de fácil assimilação e continua a trazer seções dedicadas à culinária, uma crônica, uma história que continua na próxima edição e conselhos na coluna do Luiz Gasparetto.

Toda semana uma mulher famosa é escolhida para ser a capa da revista, geralmente são atrizes de novelas de sucesso, já que o público da revista, em sua grande maioria, também é público das novelas.

O site da revista Ana Maria também conta com um ótimo conteúdo sobre moda, beleza, cabelos,saúde, bem-estar, receitas, novelas, famosos e muito mais.

Revista Bárbara

Barbara é uma revista publicada mensalmente pela Editora Símbolo. A revista é feita essencialmente para a mulher adulta, exigente no consumo e que não se satisfaz com as revistas femininas existentes no mercado.

A revista traz em suas edições pautas criativas com temas atuais, que são abordados com uma visão feminina e inteligente.A fim de levar o consumidor a conhecer a revista, Barbara oferecia brindes junto com suas primeiras edições. A primeira edição da revista teve como capa a atriz Carolina Ferraz.

Revista Tpm

Capa Revista Tpm

Lançada em 2001, a revista Tpm, da Editora Trip, traz os temas e debates mais polêmicos do universo feminino com uma abordagem natural e cheia de originalidade. Atualmente com periodicidade mensal, a revista conta com uma tiragem que atinge 35 mil exemplares.

A Tpm nasceu com o objetivo de atender as mulheres insatisfeitas com o tratamento dado a elas pela maior parte das revistas femininas. Utilizando um conteúdo moderno e inovador, a revista traz assuntos que representam muito bem a realidade do universo feminino, além de servir como uma ótima fonte de cultura e informação.

Por acompanhar as mudanças das mulheres na sociedade, viu que era necessário mostrar que os interesses femininos não estão mais limitados como antes. A TPM pretende ser o reflexo da mulher moderna e assim, tornar-se sua companheira.

Ao longo de sua história, a revista conquistou vários prêmios e títulos, como em 2005 o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Criação Gráfica em Revista com a reportagem "Discrimine Já", o Troféu da Imprensa na categoria Melhor Revista Feminina em 2006 e Melhor Revista Feminina e Revista Imprensa em 2007, entre outros.

Revista Uma

Revista Uma CapaUma é uma revista feminina com periodicidade mensal conhecida por permitir a satisfação e a evolução pessoal das mulheres ao trazer matérias que priorizam suas necessidades máximas. Relacionamentos, prazeres, negócios, carreira, cuidados com o corpo, saúde, beleza e espírito, tudo em uma única revista.

Além disso possui um design gráfico único com com estampas, transparências e brilhos deixando a revista ainda mais moderna e glamourosa.

Uma é conhecida por ser cinco revistas em uma. Mostra a multiplicidade da mulher contemporânea, multifacetada, ora mais introspectivas, ora livres e aberta ao novo. Por esse motivo a revista ganhou as reticências como marca registrada.

Revista Donna

Donna é uma revista mensal da Editora Símbolo. A revista traz opções completas de serviços para a mulher contemporânea, que tem prazer em cuidar da casa.

A revista auxilia em como a renovar o astral da decoração, surpreender na culinária, harmonizar os ambientes com a natureza, curtir melhor o tempo com os filhos e o marido, além de propôr uma pausa na correria do dia a dia e dedicar um tempo para os cuidados com a saúde e beleza.

Revista Viva Mais

Revista Viva Mais Capa

Viva Mais é uma revista feminina, com circulação semanal e preço popular destinada ao público feminino da classe C. A revista trata de assuntos do universo feminino, como relacionamento, beleza, moda, saúde, comportamento, culinária, decoração, além de mostrar celebridades, novelas e horóscopo.

O slogan da revista Viva Mais é “Para a mulher que se ama”. A revista traz matérias que valorizam a mulher, como dicas para conseguir um bom emprego e se aprimorar profissionalmente. O site da revista Viva Mais também conta com várias matérias sobre dieta, bem-estar, saúde e trabalho.

As capas de Viva Mais são sempre estampadas por atrizes e cantoras como Adriana Esteves, Mariana Ximenes, Camila Morgado, Giovanna Antonelli, Alinne Moraes, Daniele Suzuki, Ivete Sangalo, Beyonce e Claudia Leitte.

Revista Ouse

Ouse é uma revista mensal da Editora Símbolo que traz tudo sobre comportamento e serviços, direcionada às mulheres de 18 a 29 anos, que gostam de estar sempre informadas sobre as últimas novidades e tendências do mundo da moda, beleza e consumo.

A revista enfatiza a fase de transição de meninas que estão prestes a entrar no universo adulto. Por isso, as publicações contam com matérias sobre como lhe dar com independência e ousadia os novos desafios na vida profissional e afetiva.

Ouse fala com as mulheres independentes, ousadas e sem preconceitos. A revista é totalmente inspirada na mulher do novo século, sendo criada para ser charmosa, sofisticada e sexy, um reflexo das suas leitoras.

Revista Máxima

Revista Máxima Capa

Máxima é uma revista feminina de publicação mensal e com preço acessível voltada para mulheres das classes B e C, produzida pela editora Abril. A revista foi lançada pela primeira vez em 1989, originalmente voltada para mulheres das classes A e B, com conteúdo sobre moda, comportamento, beleza, saúde, culinária e decoração. Mas após cinco anos, a revista Máxima parou de ser veiculada.

A revista Máxima voltou a ser produzida em maio de 2010, agora atendendo novo público, mulheres das classes B e C, que não compram as revistas mensais mais sofisticadas, mas também não se interessam pelas revistas populares semanais. O conteúdo da revista continua a abordar moda, comportamento, saúde, beleza, culinária, mas agora com uma linguagem mais ágil e fácil, além de um visual mais moderno.

 

Revistas de Notícias <<--- Revistas Femininas  -->> Revistas Adolescentes

Topo